quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Super nós

Acredito que todos temos uma idéia de um "super-eu". Às vezes são adjetivos soltos, às vezes uma imagem pronta, tudo tendendo a uma idealização fantasiosa de que "se eu fosse assim, faria tudo que ainda não fiz, faria o que não consigo hoje, meu estado de humor seria sempre positivo".

Minha pergunta é: esta pessoa idealizada é você melhorado ou é outra pessoa?

Quando vejo filmes que gosto muito, tenho a tendência de desejar ter uma imagem "quase idêntica à protagonista". Claro que em filmes as qualidades e defeitos das personagens são frequentemente postos em uma perspectiva de admiração, uma elevação da pessoa real.
Mesmo sabendo disso, repito pensamentos como "que bom seria ter esses cabelos", "que maneira interessante de dizer isto, eu poderia falar mais assim", "se eu morasse em Londres as coisas seriam diferentes"... e essas frases juntam-se à minha lista de adjetivos que eu gostaria, mas não sou. E nesse meio tempo, esqueço de escrever e evoluir os adjetivos que já sou. O que é minha natureza.

E por natureza, entende-se interno e externo, sendo que o externo é a melhor maneira de explicar, ilustra. Ilustrar é sempre mais esclarecedor! Então eu posso, sim, emagrecer, mas vou continuar com o mesmo formato de corpo. Eu posso, sim, hidratar os cabelos, e até mesmo pintá-los, mas terei sempre poucos fios na cuca. Eu posso mudar de estilo, mas vou continuar caminhando da mesma maneira e me portando com a mesma atitude, e atitude faz muito mais o visual do que os tecidos que você está usando. Claro que algumas coisas na atitude podem ser modificadas, como manter uma postura mais confiante, só que isso leva tempo, é um processo lento.

De maneira geral, gostaria de parar de pensar no "super-eu" que é na verdade outra pessoa e começar a pensar no "eu-bônus", algo possível, que utilize o que já trago, que potencialize e que possa pôr em uma posição digna e confiante o meu jeito de ser, admitindo as falhas, os pensamentos desviantes, o esqueleto que me mantém.

Referência de hoje: Kate Nash - Skeleton Song (youtube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário