sábado, 28 de novembro de 2009

Princípio da Inércia

Fonte: Wikipedia.

"A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia). Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por Newton, é conhecido como primeiro princípio da Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da Inércia.

Podemos interpretar seu enunciado da seguinte maneira: todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se. Essa "preguiça" é chamada pelos físicos de Inércia e é característica de todos os corpos dotados de massa."

Isso é tão engraçado: uma lei da física falando de comportamento humano mais claramente do que as teorias sobre comportamento humano costumam teorizar.

É isso mesmo: quando estamos empolgados, fazendo coisas, ou nem tão motivados assim, mas de qualquer forma fazendo coisas, agindo, uma ação a mais está longe de ser um sacrifício. Já quando passamos o fim-de-semana em casa, mexendo nada mais que os dedos pra digitar ou, pior ainda, o ventilador acaba por ser a única coisa móvel na casa, uma simples ação de descer pra comprar o pão do café torna-se do tamanho de uma maratona. Enorme. No Equador.

E se você acaba criando coragem de sair na rua, fica convicto de que os vizinhos e pessoas na volta notam que você está brincando de zumbi e "devia estar morrendo de fome, o coitadinho, pra sair de casa desse jeito". E te dá muita raiva dessa galera que acorda às 9 da manhã de domingo pra fazer feira. Quem eles pensam que são?! Convencidos, garanto que dormiram às 22h, entediados. Eu, pelo menos, tinha o que fazer. Ok, era um programa inútil. Mas de qualquer forma... QUEM ELES PENSAM QUE SÃO? Corpos em velocidade, portanto superiores? (Não sei se superiores, mas definitivamente mais determinados ao saírem do estado nato de preguiça. Comofaz?).

Em resumo, é norrrrmal fazer isso aos domingos. Mas não todos os dias. Se o seu corpinho não está entrando em estado de movimento, é difícil que entre sozinho, mas sempre há quem possa ajudar, o que me faz novamente agradecer às pessoas que desempenham suas profissões de maneira empolgada, interessada e comprometida à não-inércia (inclusive das informações): no meu ver, é esse desempenho, essa dedicação visceral que move o amor pelas coisas. Vivas que somos.

Referência do dia: Der Lauf der Dinge (youtube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário